Quantcast
Channel: Fertilidade.org
Viewing all articles
Browse latest Browse all 558

Candidíase: o que é candidiase genital, seus sintomas, tratamento e dicas

$
0
0
Candidiase

Sumário

A candidíase genital é uma infecção causada pelo crescimento excessivo de fungos tipo Candida albicans nesta área (CID 10 – B37). É normal que haja algum nível de crescimento fúngico, mas pode se tornar excessivo quando as pessoas têm seu sistema imunológico enfraquecidos ou usam medicamentos que alteram sua microbiota (como antibióticos ou antifungicos).

Entre os principais sintomas estão a vermelhidão, dor e coceira vaginal.

A candidíase genital é uma doença infecciosa que pode afetar sua saúde sexual.

A candidíase é frequentemente causada pelo crescimento excessivo de Candida albicans, um fungo que localiza na vagina.
Em outras palavras, quando o corpo está “desequilibrado”, a flora vaginal torna-se afetada.

Essa candidíase geralmente é de fácil diagnóstico e de fácil tratamento, porém pode em alguns casos, tornar-se crônica / de repetição.

Olá! Hoje nós vamos conversar sobre o que é o corrimento.

Muitas mulheres têm dúvida qual é a secreção vaginal que tem que se preocupar em procurar um ginecologista e qual é a secreção vaginal que não tem necessidade de um tratamento.

Pois bem, o corrimento é uma secreção vaginal.

Ele pode ser de vários tipos e é isso que vai se diferenciar em um corrimento normal do nosso corpo, ou seja, fisiológico ou corrimento patológico, que é associado com algum tipo de infecção e deve ser tratado.
Vamos começar pelo corrimento fisiológico, toda mulher ela tem uma lubrificação vaginal e a mucosa, ela tem a sua umidade natural.

Quando a gente está perto
do nosso período ovulatório, os nossos hormônios,

eles têm uma alteração normal do próprio ciclo menstrual e com isso a gente produz mais muco, ou seja, mais secreção vaginal e
uma secreção incolor, mas com aspecto de gelatina então é um muco mesmo.

Ele está associado com uma melhor permeabilidade do espermatozoide pra chegar lá dentro do útero.

Então esse corrimento é um corrimento normal que ocorre todo mês durante o ciclo normal de toda mulher, mas existem movimentos que eles
podem estar associados com algumas infecções tanto por fungo quanto combate por bactéria.
Um corrimento muito comum é a Cândida, a candidíase. A candidíase nada mais é do que a proliferação de um fungo, que existe na nossa vagina, que faz parte da nossa flora vaginal que por algum motivo de desequilíbrio, ela aumenta sua população e da famosa candidíase.

A candidíase, ela é caracterizada por um
corrimento esbranquiçado que forma grumos, parece o leite coalhado e uma característica muito importante é que coça muito. Quando a gente tem uma candidíase inicial, a gente tem esse corrimento, pode ter uma
leve coceirinha por dentro, mas quando ela alastra muito, pode ter até um inchaço
vaginal, onde é difícil até colocar sua própria calcinha, vestir a sua própria roupa.

Você vai sentir a região da vulva e da vagina mais inchada, mais avermelhada e a calcinha sempre conhecer esse corrimento característico.

E porque então essa
candidíase pode ocorrer?

Muito comum ela ocorrer com
alteração do pH vaginal, a nossa vagina tem o pH ideal e quando a gente tem uma alteração desse PH, a candida pode proliferar,por exemplo, quando a gente usa sabonete
normal na sua região vaginal, onde tem um ressecamento dessa mucosa vaginal,
então pode ocorrer essa candidíase.

Também pode ocorrer em mulheres que consomem
muito carboidrato, então quando você come muito carboidrato, pão, macarrão,
todo tipo de farinha branca.

Essa farinha, ela vai ser metabolizada pelo seu organismo e vai se transformar em glicose e essa glicose aumentada, ela faz com que a população de cândida aumente muito e também da todos esses sintomas de corrimento, de coceira.

Por isso que em mulheres diabéticas a candidíase, ela é um corrimento que existe com

muita frequência e pode ser de repetição durante vários meses ao ano com tratamento duas, três vezes ao ano.

Quando a gente está com a imunidade baixa,
também vai aumentar essa cândida da população vaginal e vai causar essa candidíase. Fora a candidíase, que outro tipo de corrimento
que a gente pode ter?

A gente pode ter os movimentos
causados por bactérias, as mais comuns são a Gardnerella vaginalis e o Trichomonas.

São duas bactérias que dão um corrimento diferentes e que devem ser tratados. de

A Gardnerella, ela dá um corrimento amarelado
em grande quantidade e ela tem um cheiro característico, esse cheiro é de peixe podre.

E mesmo que você lave essa região, faça uma higiene adequada, esse cheiro não passa e o corrimento também não vai passar.

Então nesses casos o ideal é procurar o seu ginecologista, fazer uma avaliação, o médico vai fazer um exame ginecológico e vai
prescrever antibiótico. Já a Trichomonas, a Trichomonas, ela também é uma bactéria que ela vai causar um corrimento mais acinzentado e um corrimento que às vezes parece um azul
mais clarinho, às vezes um cinza mais escuro, não está associado com nenhum tipo de cheiro característico, mas deve ser tratada também com antibióticos, então o ideal quando você sente esse tipo de corrimento, procurar o ginecologista. E porque essas
esses conhecimentos, eles são importantes serem tratados? Porque eles podem ascender
pelo colo do útero, ou seja, eles podem subir pelo colo do útero, e dar uma infecção no
útero, nas trompas, o que a gente chama de doença inflamatória pélvica, que muitas vezes pode estar associado, se não tratado corretamente, com até infertilidade.

Importante ressaltar aqui também que uma má higienização na hora de ir ao banheiro, tanto para as fezes, quanto para urina, elas podem infectar essa parte da vagina, por isso que é tão importante o uso adequado do papel higiênico, porque pode infectar essa região vaginal e causar uma infecção bacteriana e com isso
também causar corrimento.

Se você gostou do nosso vídeo, inscreva-se no nosso canal, ative o sininho de notificação e dê o seu like!

Teste de sintomas para candidíase

Sintomas da candidíase vaginal

  • Coceira na região vaginal;
  • Dor e vermelhidão na vagina;
  • Corrimento vaginal branco e agrupado, parecido com queijo cottage;
  • Relações sexuais dolorosas

					

 

Por que minha pele tem tanta comichão? Eu tenho uma erupção cutânea em cima de mim! Também não é só em um ponto. O problema parece estar se espalhando pelo meu corpo – e há algumas manchas que não parecem estar melhorando, mesmo que outras já tenham sarado…
Uma infecção fúngica pode causar este tipo de inflamação quando sua imunidade enfraquecida por algo como doença viral ou mudanças na gravidez entra em excesso e luta contra estes fungos irritantes. A candidíase pode ainda manifestar-se em outros locais do corpo, como a pele, boca ou intestinos, por exemplo. Saiba mais sobre os vários tipos de candidíase e seus sintomas.

Candida albicans

Causas da candidíase

A candidíase é causada pela infecção pelo fungo do gênero Candida sp., principalmente o Candida albicans, que está presente naturalmente na região genital, mas que pode proliferar exageradamente devido a algumas situações, resultando na infecção e no aparecimento dos sintomas. Entre as causas do seu surgimento estão:

  • Uso frequente de antibióticos, contraceptivos orais/anticoncepcionais e antiifnlamatórios esteroidais (corticoides);
  • Desequilíbrio hormonal, por exemplo, durante a menopausa ou gravidez;
  • Durante a menstruação;
  • Estresse;
  • Fadiga.
  • Doenças imunodepressoras como diabetes, AIDS, HPV e lúpus;
    • Níveis glicêmicos mal controlados em pessoas com diabetes;
    • Enfraquecimento do sistema imunológico por outras razões;
  • Uso frequente de roupas apertadas ou molhados;
  • Uma dieta fraca em boas vitaminas e nutrientes;
    • Rieta rica em carboidratos;
  • Fazer higiene intima mais de 2 vezes ao dia e usar absorvente por mais de 3 horas seguidas.

É possível estar contaminada com o fungo e não saber, pois a doença normalmente se manifesta quando o sistema imunológico está enfraquecido.

Qual médico procurar? Quem é o especialista em candidíase?

O médico especialista para identificar e tratar a candidíase nas mulheres é o ginecologista, enquanto que, no caso dos homens é o urologista. Mas um bom clínico geral ou médico de outra especialidade também pode ajudar.

Como tratar a candidíase?

A candidíase genital pode afetar tanto o homem como a mulher mas seu tratamento é semelhante e feito com pomadas tópicas antifúngicas em ambos os casos, que devem ser aplicadas 2 a 3 vezes por dia entre 3 até 14 dias de acordo com a indicação do médico. Ainda faz parte do tratamento:

  • Usar roupa íntima de algodão com boa ventilação;
  • Lavar a região genital somente com água e sabonete neutro ou sabonete próprio para a região;
  • Dormir sem roupa íntima, sempre que possível;
  • Evitar absorventes internos;
  • Mudança alimentar (experimente a dieta cetogênica sem carboidratos);
  • Evitar ter contato intimo desprotegido durante o tempo de tratamento para não se reinfectar e passar para companheiro.
    • A candidíase não é considerada uma Infecção sexualmente transmissível (DST/IST). Por isso, pessoas que nunca tiveram relações sexuais podem ser diagnosticadas com a doença. Entretanto, pessoas com uma flora genital e sistema imunológico mais prejudicado podem acabar desenvolvendo a candidíase após o sexo.

Estas recomendações ajudam a acelerar o tratamento.

No caso de os sintomas não desaparecem após 2 semanas, é aconselhável retornar ao médico pois pode ser necessário iniciar o tratamento com comprimidos antifúngicos via oral, que ajudam a combater a infecção desde o interior do corpo, atingindo melhores resultados do que só com as pomadas.

Além de tudo isso, fazer uma alimentação pobre em açúcar também ajuda o organismo a combater mais facilmente o crescimento dos fungos, de forma que é possível curar a candidíase mais rápido.

Dicas para evitar a candidíase

o olá hoje a gente vai conversar um

pouquinho sobre algumas dicas para

evitar a candidíase nesse momento que a

gente tá em casa em quarentena que a

gente sai muito pouco ou às vezes nem

sai é importante a gente manter alguns

cuidados em casa para evitar uma

candidíase de repetição porque nesse

momento que a gente fica mais parado em

casa a gente come mais comendo mais a

gente abusando os carboidratos nos doces

e para quem já tem uma propensão a ter

candidíase de repetição ela pode

aparecer então vamos lá o que é

interessante fazendo esse período não

entre nessa de que a estou em casa vou

fazer um bolo vou fazer uma massa vou

comer tenho criança em casa estou

ansioso então eu não tenho o que fazer

se não comer não entre nessa mantém uma

alimentação

o fábio diminua a ingesta de

carboidratos simples de preferência aos

carboidratos complexos e mede a

quantidade não em grande quantidade

evite os doces de preferência para

frutas mesmo assim não em grande

quantidade porque as frutas elas têm a

frutose que isso também sim excesso

podem aumentar a propensão de ter uma

candidíase mas melhor do que o açúcar

vamos pelas frutas outras dica muito

importante é manter-se ativo manter-se

ativo vai fazer uma atividade física

nessa época de pandemia tem vários

personais profissionais da educação

física dando aulas gratuitas no

instagram então não tem desculpas para

ficar parado entre e faça essas aulas

são aulas adequadas para se fazer em

casa se você mora em casa e tá

aproveitando

o tipo de sol para ficar na piscina

lembre-se muita piscina muita umidade de

nessa época profecia a candidíase então

entre na piscina troque o seu maiô deixe

seu maior secar no sol tem esses

cuidados essenciais manter uma higiene

vaginal adequada o que quer dizer isso

na hora do banho lave bem a região

genital o ideal é que se lave com

sabonetes de ph balanceado próprios para

região esse sabonetes em barra eles têm

o ph muito básico e a o ph vaginal tem

um ph mais ácido se você usa muito

sabonete em barra para lavar essa região

vaginal ela vai mudar o ph da sua vagina

e você vai ter mais propensão a ter um

corrimento uma candidíase então i

o que você lave com sabonete apropriados

para essa região vaginal se tiver ácido

lático muito melhor não tem uma marca

específica no mercado existem vários

tipos desses tipos de sabonete tem gente

que perguntar e sabonete neutro pode é

melhor do que o sabonete em barra que é

tem o ph mais básico mas não é o ideal

na falta de um sabonete íntimo em casa

pode usar o neutro porém você não vai

estar livre de ter uma candidíase esses

dias que tá em casa o ideal também é

usar roupas mais leves de preferências

vestidos vestidos mais compridos que

você possa ficar sem calcinha em casa

para arejar essa região e evitar também

a alguns tipos de corrimento se você

gostou do nosso vídeo e inscreva-se no

nosso canal dê o seu like e ative o

sininho de notificação

[Música]

e aí

e aí

 

Candidíase de repetição ou candidiase crônica

Quando os episódios de candidiase se repetem frequentemente, é chamado de candidíase de repetição. A candidíase crônica é caracterizada pela ocorrência de 4 ou mais episódios no mesmo ano.

Olá meu nome é Juliana Amato sou

ginecologista e obstetra do

Instituto Amato e hoje nós vamos

conversar um pouquinho sobre

candidíase de repetição o

que é candidíase.

A candidíase

é uma infecção vaginal.

Normalmente ela ocorre como o

corrimento esbranquiçado

vaginal e que coça muito.

A candidíase é

causada por um fungo chamado Candida

albicans que é o mais comum.

Ele

está presente na nossa vagina.

Na vagina de

todas as mulheres. Eles fazem

parte da flora vaginal e ajudam

a manter o pH nessa região com

isso impedindo que outras

infecções ocorram quando essa

candidíase pode ocorrer?

Principalmente quando a gente está

com a imunidade mais baixa.

Essa Candida aumenta

sua população na região vaginal

e ela com

uma quantidade aumentada vai causar

esses sintomas de coceira

e corrimento esbranquiçado.

O

que mais pode propiciar é uma

candidíase muito tempo em piscina

muito tempo em praia

biquíni molhado.

Isso deixa a região muito úmida

e também propicia

ao desenvolvimento de mais candida

nessa área. Mulheres imunosuprimidas

também têm mais chances de ter

candidíase de repetição.

Assim como as usuárias de

antibióticos em grande escala.

Por exemplo têm

uma infecção uma

faringite ou uma amigdalite tomou um

antibiótico não

melhorou ou tomou da forma errada

vai ter que repetir esse

tratamento.

A imunidade cai e com isso a

candidíase pode proliferar.

O que também ocorre e o

uso de roupas muito apertadas então
calça

jeans muito

apertada e shorts

muito apertado, muito curto.

Isso também causa

uma atração nessa região vaginal,

forma pequenas lesões e

que podem infectar pelo fungo.

Algumas dicas para prevenir a

candidíase é ter

uma boa alimentação e uma

alimentação equilibrada.

Evitar

o uso excessivo de antibiótico quando
não

é necessário. Quando estiver

na praia trocar o biquíni e não

ficar muito tempo com esse biquíni

molhado quando tiver

na piscina tomar

mais sol para secar esse

biquíni. Evitar o uso de roupas

muito apertadas também

ajuda bastante a evitar candidíase.

E se ela ocorrer.

O que fazer?Procure seu

médico porque nos casos de

candidíase de repetição que ocorrem

mais de três vezes

em seis meses é feito um tratamento

contínuo com medicações específicas.

Se você curtiu o nosso vídeo

inscreva no nosso canal comente

aqui o seu like, ative

o sininho de notificação para

receber mais videos.

 

Candidíase masculina

A candidíase em homens é chamada também de candidíase no pênis ou balanopostite. Não é tão comum quanto a candidíase vaginal, mas exige cuidados quando se manifesta. Na maioria dos casos da candidíase peniana, a baixa da imunidade no organismo causada por problemas de saúde é fator primordial para que o fungo se reproduza em excesso no homem. Diabetes e higiene precária são fatores frequentes para a doença. Normalmente o urologista é o médico procurado nessa situação.

Sintomas da candidíase peniana

  • Coceira, ardência e inchaço na ponta do pênis;
  • Dor na relação sexual;
  • Ardência ao urinar;
  • Feridas (rachaduras) na pele do pênis;
  • Corrimento branco e agrupado, smegma;
  • Odor forte

Candidíase na boca

A candidíase oral, chamada de sapinho, é caracterizada por pequenas aftas dolorosas na boca com dificuldade para engolir.

Pode ser diagnosticada em crianças, idosos, pessoas com diabetes, adultos ou após o contato íntimo desprotegido e pacientes em fase de tratamentos que comprometem o sistema imunológico.

Normalmente são tratadas por médicos de várias especialidades: pediatras, geriatras, ou o especialista que estiver acompanhando o caso.

Os sintomas frequentes são:

  • Vermelhidão, ardência e desconforto na boca;
  • Dor e dificuldade para engolir;
  • Manchas brancas dentro da boca e na língua;
  • Rachaduras no canto da boca

Alimentos que podem piorar a candidíase genital

Um dos fatores que desencadeiam os sintomas de candidíase é a alimentação. O fungo precisa de um ambiente ácido para se reproduzir, e alimentos ricos em carboidratos simples, gorduras e proteínas animais contribuem para essa acidez.

Veja alguns alimentos que podem atrapalhar a recuperação da candidíase:

  • Carboidratos simples;
  • Frutas e vegetais ricos em açúcar e amido;
  • Proteínas animais;
  • Carnes processadas;
  • Amendoim e outras oleaginosas;
  • Bebidas alcoólicas.

Remédios caseiros para candidíase genital

Receitas caseiras para a candidíase podem aliviar os sintomas, porém não tratam a doença. Devemos lembrar que a alimentaçõa é muito importante no tratamento da candidíase e não deixa de ser uma solução caseira. Entre os tipos de tratamentos feitos em casa, os que se destacam são:

  • Banhos de assento com chá de camomila (bem forte e morno);
  • Bicarbonato de sódio (1 colher de sopa em 1 litro de água morna);
  • Algumas substâncias encontradas em farmácias – Flogorosa e Lucretin (1 envelope em 1 litro de água morna);
  • A violeta genciana a 1%, se aplicada pelo médico localmente na vagina, pode também melhorar os sintomas.

Nossa recomendação é que somente seja feito o tratamento caseiro se tiver sido avaliada pelo ginecoleogista

Vive tendo corrimento? Sabe o que mais pode ajudar? A Dra Juliana Amato, ginecologista do instituto Amato (www.amato.com.br) explica o que fazer além da medicação

Olá! Meu nome é Juliana Amato, eu sou
ginecologista e obstetra do Instituto Amato.

E hoje eu vou dar algumas dicas
de como prevenir o corrimento.

Muitas mulheres reclamam de que têm
corrimento crônicos, ou seja, vivem tendo algumas

sujeirinha na calcinha, alguma secreção
que não lhe parece adequada.

Às vezes com cheiro, às vezes sem cheiro, e
que algum período do seu ciclo menstrual, essa

secreção melhora, mas
chega no mês seguinte,

essa secreção volta. Às vezes, ela
pode ficar associada com a coceira,

às vezes não, e como que a gente tem que
se cuidar para prevenir esse corrimento de

repetição? O que a gente tem que
ter em mente é que a mulher,

ela tem uma secreção
natural na área vaginal.

Essa secreção natural, ela ocorre pra manter
o pH nessa região adequado, e prevenir doenças

prevenir infecções,

manter uma boa saúde genital, mas em alguns
casos esse corrimento, ele pode ser um

pouquinho exagerado.

Tem que lembrar também que existe
a parte da lubrificação vaginal,

então quando a mulher está no período
fértil, essa lubrificação aumenta.

Então a vagina, ela vai ficar mesmo com uma
secreção um pouco mais aumentada, mas é uma

secreção incolor, mais mucosa e esse sinal
é um sinal de que está no período fértil.

Não é nada patológico, não é nada
de doença que precisa se preocupar.

Além disso tem algumas mulheres que
já têm uma secreção aumentada,

isso é da própria pessoa.

Então se você tem uma secreção que é
abundante e que não melhora nunca, mas que

nunca associada prurido, não está associado
com coloração amarelada ou acinzentada, é a sua

secreção vaginal normal.

Já aquelas mulheres que têm uma secreção
vaginal mais amarelada, mais acinzentada, têm

algumas características muito próprias, como
um cheiro mais específico, esse cheiro

a gente se caracteriza como um cheiro
de peixe, um cheiro mais azedo.

Aí são corrimentos que precisa se
preocupar, que precisam ser analisados pelo

seu ginecologista e tratarmos. E
como que é feito o tratamento?

Às vezes, é necessário somente um creme
vaginal indicado por esse tipo de infecção

que vai ser diagnosticado pelo médico.

Às vezes, é necessário associar
alguns antibióticos juntos.

Como fazer para evitar,

para manter a sua saúde vaginal? Então,
o ideal é manter uma boa higiene,

ou seja, na hora do banho lavar a região
com sabonete adequado, com PH neutro.

Ou esses sabonetes de uso genital, não usar
sabonete em barra, porque o sabonete em barra,

ele tem um pH diferente do pH vaginal.

Qualquer sabonete em barra, ele pode
propiciar a mulher a desenvolver certas

infecções, porque ela vai manter o
ressecamento vaginal, vai alterar esse pH e

com isso pode ter alguma proliferação
bacteriana aí nessa região.

Então o ideal são sabonetes
íntimos ou um sabonete neutro.

Além disso manter uma alimentação mais
saudável, manter uma alimentação livre de muito

doce. Tudo que é muito doce, até as frutas,
muito excesso de fruta, muito doce e muito

carboidrato. Ele vai alterar esse pH vaginal
e aí você tem mais propensão a ter

candidíase. A candidíase é aquele corrimento
esbranquiçado que parece que tem grumos,

parece um jornal molhado e que coça muito
e na maioria dos casos até dá um inchaço

vaginal, uma vermelhidão e porque
é que ocorre essa candidíase?

A cândida, ela é um fungo que
existe na flora vaginal da mulher.

Toda mulher tem cândida na sua vagina, mas
ela tem um nível adequado para a produção dos

nutrientes, para a produção dos elementos
de uma lubrificação vaginal normal.

Se você come muito carboidrato, tem muito
excesso de açúcar no organismo, o que ocorre é

que a cândida, ela prolifera e ela é um
desarranjo na parede vaginal, na mucosa

vaginal. Ela vai causar esse aumento da
sua população e vai causar toda essa

sintomatologia e aí
tem que ser tratado.

Então a alimentação é
muito importante para

previnir, principalmente dentro dos
corrimento os candidíase. Roupas muito

apertadas, elas podem ocasionar o aumento do
corrimento, porque tem aquele atrito direto da

da costura da calça, da calcinha,

nessa região vaginal e com isso pode ter
micro fissuras, que a gente não percebe, e com

isso aumentar a chance de infecção vaginal.

Muitas mulheres têm dúvida, então “já ouvi
dizer que é melhor usar calcinha de algodão”,

o ideal é aquela que tenha a melhor
malha, com uma boa respiração.

Calcinhas de lycra,

a gente sabe que se não tiver aquele
forrinho de algodão, ela é irritativa pra região

vaginal, e isso também pode
ocasionar essas infecções.

Então nesse vídeo a gente já dá algumas
dicas de como manter essa saúde vaginal e

evitar esses corrimentos.

Se você gostou do nosso vídeo, inscreva-se no
nosso canal, dê o seu like e ative o sininho de

notificação.

 

Dicas para lidar com o corrimento vaginal

o olá meu nome é juliana matos

ginecologista obstetra no instituto

amato vamos conversar um pouco hoje

sobre cinco lições do dia a dia para

lidar com corrimento vaginal nós que

somos mulheres sabemos que o corrimento

vaginal ele é muito frequente pode ser

por uma infecção ou não pode ser por uma

infecção fúngica bacteriana ou só pelo

período do ciclo menstrual tão que tem

umas lições básicas algumas dicas de

como a gente se cuida a respeito de cada

tipo de corrimento é muito comum no meio

do ciclo menstrual a gente ter o

corrimento que não é bem um corrimento é

mais uma secreção parecendo um muco

transparente essa secreção ela não é um

corrimento ela é a secreção que ocorre

no período ovulatório e por que a gente

tem essa secreção no período ovulatório

para facilitar se tiver relação na que

um dos espermatozoides acenderem pelo

trato reprodutivo e ocorrer a

fertilização dentro do útero com o

espermatozoide outros tipos de

corrimento ou de secreção que pode

ocorrer antes da menstruação uma semana

antes pode ter um corrimento mais

esbranquiçado parecendo leite uma coisa

mais leitosa é comum é comum se não vier

associado a outros sintomas então pode

ser que ocorra que venha a sujar a

calcinha porém tem que se preocupar se

tiver uma um prurido associado uma

coceira é o inchaço na região de vulva

isso pode levar a crer que seja uma

candidíase ou seja a proliferação deste

fungo na vagina nesse período e por que

ocorre antes da menstruação antes da

menstruação

oi gente tem uma pequena queda da

imunidade vai trocando o ph vaginal e

essa esse fungo ele pode se proliferar

dando essa candidíase o que é o ideal

fazendo essa fase se tiver com esse

corrimento não esteja exacerbado o ideal

é que se use o sabonete ou de ph neutro

líquido ou mesmo é associar no banho o

vinagre de maçã nessa região para manter

esse ph porque depois que a menstruação

viel ph vai alterar de novo e aí essa

sensação vai mudar essa cândida ela vai

diminuir porque não vai estar mais no ph

ideal dela outra dica importante em

relação à corrimento se você estiver com

uma secreção amarelada ou uma secreção

mais esverdeado ou acinzentado

o que tenha um cheiro que não seja muito

agradável isso leva a crer que pode ter

uma infecção então não espere para

procurar o seu ginecologista já marque a

sua consulta para ser avaliada por que

alguns tipos de infecção elas podem

piorar e acender pelo trato reprodutivo

infeccionar trompas ovários e mais para

frente se não tratada corretamente pode

levar até infertilidade secreções é que

tem raias de sangue às vezes você vai ao

banheiro vai se limpar ver que tem essa

secreção que tem um pouquinho de sangue

o ideal é você é perceber se teve

relação naquele dia se teve pode ser por

causa da relação e se não teve pode ser

alguma ferida de colo de útero alguma

lesão em colo de útero então ideal

também é marcar um ginecologista para

ser avaliada às vezes é uma é uma lesão

em colo de útero que tem que ser tá

me dá o cauterizada ou fazer uma biópsia

dessa lesão de colo então é importante

atentar para esses sintoma tem mulheres

que no consultório chegam e falam

doutora eu tenho um corrimento que me

persegue a vida inteira eu trago eu

passo no médico eu trato melhor os dois

dias e volta aí eu mudo de médico o

médico me avalia me dá outro creme

vaginal para eu usar eu trato tudo

direitinho dali dois e três dias volta

então eu estou vindo aqui para uma

terceira quarta quinta opinião para ver

porque que esse esse corrimento ele não

tá parece tem mulheres que tem uma

secreção vaginal aumentada uma

lubrificação vaginal aumentada o que não

quer dizer que é um corrimento que não é

patológico é fisiológico é dela própria

não tem coloração não tem cheiro não

possa

e não tem características de uma

infecção então se você for trocando de

médico e reclamar da mesma do mesmo

sintoma todas as vezes cada um vai achar

que aquela secreção não é normal para

você e vai acabar te passando um creme

vaginal um tratamento que vai diminuir

um pouquinho essa secreção nesse período

mas ela vai voltar porque é uma coisa

normal eh eh faz parte do seu organismo

então se você tem essas essa secreção

que você passa várias vezes em vários

médicos traga já fez vários tipos de

exame e não não tem nenhum nenhuma

infecção diagnosticada nenhuma patologia

é sua fisiologia fique tranquila não

precisa fazer nada o importante é sempre

tirar as suas dúvidas com seu médico

receitas de internet muitas vezes não

são tão boas né na internet a gente acha

de tudo a gente se acho bom a gente

achou ruim

oi gente acha de tudo um pouco então o

ideal é que marque uma consulta com seu

ginecologista e tire todas as dúvidas

seja orientado para sua boa saúde

vaginal sexual e da mulher se você

gostou do nosso vídeo inscreva-se no

canal dê o seu like e ative o sininho de

notificação para receber mais vídeos e

e aí

 

Mais dicas para evitar a candidíase de repetição:

o olá hoje a gente vai conversar um

pouquinho sobre algumas dicas para

evitar a candidíase nesse momento que a

gente tá em casa em quarentena que a

gente sai muito pouco ou às vezes nem

sai é importante a gente manter alguns

cuidados em casa para evitar uma

candidíase de repetição porque nesse

momento que a gente fica mais parado em

casa a gente come mais comendo mais a

gente abusando os carboidratos nos doces

e para quem já tem uma propensão a ter

candidíase de repetição ela pode

aparecer então vamos lá o que é

interessante fazendo esse período não

entre nessa de que a estou em casa vou

fazer um bolo vou fazer uma massa vou

comer tenho criança em casa estou

ansioso então eu não tenho o que fazer

se não comer não entre nessa mantém uma

alimentação

o fábio diminua a ingesta de

carboidratos simples de preferência aos

carboidratos complexos e mede a

quantidade não em grande quantidade

evite os doces de preferência para

frutas mesmo assim não em grande

quantidade porque as frutas elas têm a

frutose que isso também sim excesso

podem aumentar a propensão de ter uma

candidíase mas melhor do que o açúcar

vamos pelas frutas outras dica muito

importante é manter-se ativo manter-se

ativo vai fazer uma atividade física

nessa época de pandemia tem vários

personais profissionais da educação

física dando aulas gratuitas no

instagram então não tem desculpas para

ficar parado entre e faça essas aulas

são aulas adequadas para se fazer em

casa se você mora em casa e tá

aproveitando

o tipo de sol para ficar na piscina

lembre-se muita piscina muita umidade de

nessa época profecia a candidíase então

entre na piscina troque o seu maiô deixe

seu maior secar no sol tem esses

cuidados essenciais manter uma higiene

vaginal adequada o que quer dizer isso

na hora do banho lave bem a região

genital o ideal é que se lave com

sabonetes de ph balanceado próprios para

região esse sabonetes em barra eles têm

o ph muito básico e a o ph vaginal tem

um ph mais ácido se você usa muito

sabonete em barra para lavar essa região

vaginal ela vai mudar o ph da sua vagina

e você vai ter mais propensão a ter um

corrimento uma candidíase então i

o que você lave com sabonete apropriados

para essa região vaginal se tiver ácido

lático muito melhor não tem uma marca

específica no mercado existem vários

tipos desses tipos de sabonete tem gente

que perguntar e sabonete neutro pode é

melhor do que o sabonete em barra que é

tem o ph mais básico mas não é o ideal

na falta de um sabonete íntimo em casa

pode usar o neutro porém você não vai

estar livre de ter uma candidíase esses

dias que tá em casa o ideal também é

usar roupas mais leves de preferências

vestidos vestidos mais compridos que

você possa ficar sem calcinha em casa

para arejar essa região e evitar também

a alguns tipos de corrimento se você

gostou do nosso vídeo e inscreva-se no

nosso canal dê o seu like e ative o

sininho de notificação

[Música]

e aí

e aí

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 558