Quantcast
Channel: Fertilidade.org
Viewing all articles
Browse latest Browse all 558

Diagnóstico e tratamento da trombose venosa na gravidez e após o nascimento

$
0
0

Se você ou alguém na família teve trombose venosa profunda ou embolia pulmonar, aqui falaremos o que fazer durante a gravidez ou logo após o nascimento. As informações também podem ser úteis se você é o parceiro ou um parente de uma mulher nessa situação.

Se você gostaria de obter informações sobre como reduzir o risco de uma trombose venosa, consulte seu cirurgião vascular.

O que é a trombose venosa profunda?

Uma trombose é um coágulo de sangue em um vaso sanguíneo (veia ou artéria). Trombose venosa profunda ocorre em uma veia. As veias são vasos sanguíneos que levam sangue para o coração e os pulmões, considerando que as artérias levam o sangue do coração para os órgãos.

Uma trombose venosa profunda (TVP) é um coágulo de sangue que se forma em uma veia profunda da perna, panturrilha ou pelve.

Quanto comum é na gravidez?

A gravidez aumenta o risco de uma TVP, com o risco mais elevado no puerpério, ou seja, depois de ter tido seu bebê.

No entanto, a trombose venosa profunda é ainda rara na gestação ou nas primeiras 6 semanas após o nascimento, ocorrendo em apenas 1-2 em cada 1000 mulheres (0,1%).

A TVP pode ocorrer a qualquer momento durante a gravidez, incluindo os primeiros 3 meses.

Quais são os sintomas de uma TVP durante a gravidez?

Os sintomas de uma TVP geralmente ocorrem em uma perna só e podem incluir:

  • perna inchada, vermelha e quente
  • inchaço da perna inteira ou apenas parte dela, ou ela pode apenas parecer pesada.
  • dor e/ou sensibilidade – você só pode experimentar isto quando está em pé ou andando.

Se notar qualquer um destes sintomas, deve procurar aconselhamento imediatamente do seu médico.

Durante a gravidez, o inchaço e o desconforto em ambas as pernas é comum e nem sempre significa que há um problema. Pergunte ao seu médico obstetra se estiver preocupada.

Por que uma TVP é grave?

Trombose venosa pode ser grave porque o coágulo de sangue pode romper e viajar na corrente sanguínea, até que ela obtém alojamento em outra parte do corpo, tal como o pulmão. Isso é chamado de embolia pulmonar (EP) e pode ameaçar a vida. No entanto, morrer de uma EP é raro em mulheres que estão grávidas ou que tiveram um bebê.

Os sintomas de uma EP podem incluir:

  • dificuldade na respiração repentina e inexplicável
  • aperto no peito ou dor no peito
  • tosse com sangue (hemoptise)
  • sensação de indisposição ou desmaio.

Você deve procurar ajuda imediatamente se sentir algum destes sintomas. Ao diagnosticar e tratar uma TVP, reduz o risco de desenvolver uma EP.

O que aumenta o meu risco de TVP ou EP?

Você tem risco aumentado de trombose venosa se qualquer um dos seguintes se aplicam a você.

Antes da gravidez

Se você:

  • Tem mais de 35 anos de idade
  • Já teve três ou mais bebês
  • Teve trombose anterior
  • Tem mãe, pai, irmão ou irmã que teve trombose venosa profunda
  • Tem trombofilia (uma condição que torna um coágulo de sangue mais provável)
  • Tem condição médica como doença cardíaca, doença pulmonar ou artrite - seu médico ou parteira será capaz de dizer se qualquer condição médica que você tem aumenta o risco de uma TVP/EP
  • Têm varizes graves que são dolorosas ou estão acima do joelho com vermelhidão/inchaço
  • É usuário de cadeira de rodas (cadeirante).

Estilo de vida

Se você:

Durante a gravidez

Se você:

  • Foi admitida ao hospital
  • Está carregando mais de um bebê (gravidez múltipla)
  • Ficou desidratada ou menos móvel na gravidez devido, por exemplo, a vômitos no início da gravidez, estando no hospital com uma infecção grave, tal como apendicite ou infecção renal, ou se você está mal com o tratamento de fertilidade (síndrome de hiperestimulação ovariana)
  • Ficou imóvel por longos períodos de tempo, por exemplo, após uma cirurgia, ou quando viajou por 4 horas ou mais (pelo ar, carro ou trem)
  • Teve pré-eclâmpsia 

Após o nascimento do seu bebê

Se você:

  • Teve um trabalho de parto muito longo (mais de 24 horas) ou fez cesariana, perdeu muito sangue, depois de ter tido seu bebê ou recebeu uma transfusão de sangue.

Você deve fazer avaliação de risco durante a gravidez e depois de ter tido seu bebê durante a qual o seu médico obstetra perguntará se você tem qualquer dos fatores de risco acima. 

Como TVP e EP são diagnosticadas durante a gravidez?

TVP

Se estiver tendo sintomas, seu médico examinará a sua perna e pode recomendar uma ultra-sonografia da sua perna para avaliar se você tem uma trombose. Se a trombose não for vista, mas você ainda está tendo sintomas, a ultra-sonografia pode ser repetida alguns dias mais tarde.

EP

Os testes podem incluir:

  • raio-x – também pode identificar problemas comuns que poderiam ser a causa de seus sintomas, tais como uma infecção no peito
  • tomografia computadorizada (raio-x especializado) dos pulmões
  • ultra-sonografia de ambas as pernas, se você tiver quaisquer sintomas de uma TVP.

Existe algum risco de fazer os exames?

O raio-x e a tomografia computadorizada de tórax fazem uso de radiação. O raio-x do tórax utiliza uma pequena dose de radiação que não é considerada nociva para você ou seu bebê. Ainda mais usando protetor de chumbo.

As varreduras CT carregam um risco pequeno, mas isso precisa ser pesado contra o risco para você e seu bebê de uma EP não diagnosticada. O risco de seu bebê desenvolver câncer na infância após uma tomografia computadorizada é extremamente baixo.

 Seu médico conversará com você sobre os benefícios e riscos e fará o de melhor para você.

 

Qual é o tratamento para trombose venosa profunda?

Se seu médico suspeitar que tenha uma trombose venosa, será aconselhada a iniciar o tratamento com uma injeção de um medicamento chamado heparina para afinar o sangue. Existem vários tipos de heparina. O mais comumente usado na gravidezé heparina de baixo peso molecular (HBPM) - Clexane/Enoxaparina.

Para a maioria das mulheres, os benefícios da heparina são que:

  • funciona para evitar que o coágulo fique maior, então seu corpo gradualmente pode dissolver o coágulo
  • reduz o risco de uma EP
  • reduz o risco de desenvolver outra trombose venosa
  • reduz o risco de problemas a longo prazo se desenvolverem na perna.

O que envolve o tratamento de heparina?

Heparina é dada como uma injeção embaixo da pele (subcutânea) no mesmo horário diariamente (às vezes duas vezes por dia). A dose é ajustada para você de acordo com o seu peso no início da gravidez.

Você não precisa ficar no hospital durante o tratamento com heparina. Você (ou um membro da família) diz como e onde em seu corpo dar as injeções. Agulhas e seringas (já preparadas) são utilizadas e será dado orientações sobre como armazená-las e descartá-las. Sugere-se check-ups regulares em consultório.

Existe algum risco da heparina para meu bebê e para mim?

Heparina de baixo peso molecular, não atravessa a placenta e, portanto, não pode prejudicar seu bebê.

Podem ocorrer alguns hematomas onde você a injeta – que geralmente desaparecem em poucos dias.

Uma ou duas mulheres em cada 100 (1-2%) pode ter reação alérgica. Se notar uma erupção cutânea após a injeção, informe o seu médico para que o tipo de heparina possa ser alterado.

Por quanto tempo vou precisar tomar heparina?

O tratamento é geralmente recomendado para o restante de sua gravidez e por pelo menos 6 semanas após o nascimento. O tempo mínimo de tratamento é de 3 meses e você pode precisar continuá-lo por mais tempo.

O que mais posso fazer para ajudar, se eu tenho uma TVP?

  • Movimente-se, fique tão ativa quanto puder.
  • Será prescrita meia elástica especial (meia elástica de compressão graduada), que ajuda a reduzir o inchaço na perna.
  • Se precisar de alívio da dor, peça ao seu médico.

O que devo fazer quando começar o trabalho de parto?

Se você acha que está começando o trabalho de parto, não deve tomar mais injeções. Telefone para a sua maternidade, avise seu obstetra e diga-lhes que está em tratamento dcom heparina. Eles vão te aconselhar o que fazer.

Uma injeção peridural (injeção anestésica regional dada no espaço ao redor dos nervos nas suas costas para anestesiar a parte inferior do corpo) não pode ser dada até 24 horas após a última injeção de heparina. Você terá como opção de alívio da dor medicamentos alternativos.

Se o plano for induzir o trabalho de parto, você deve parar suas injeções 24 horas antes da data prevista.

E se eu fizer uma cesariana?

Se você for fazer uma cesariana planejada, sua última injeção de heparina deve ser 24 horas antes da data prevista. A heparina será reiniciada normalmente dentro de 4 horas após a operação.

Se o seu bebê precisar nascer por cesariana de emergência 24 horas depois de sua última injeção, você não será capaz de receber uma injeção epidural ou espinhal. Em vez disso, precisará de uma anestesia geral para sua operação.

O que acontece após o nascimento?

O tratamento deve ser continuado pelo menos 6 semanas após o nascimento, com acompanhamento pelo cirurgião vascular. Você provavelmente precisará de tratamento por mais tempo se a TVP ou EP foi diagnosticada tarde na gravidez ou após o nascimento.

Após o parto, há possibilidade de escolha de tratamento: continuar com injeções de heparina ou usar comprimidos de varfarina. Seu médico irá discutir suas opções com você.

Após o nascimento geralmente você fará uma consulta com seu médico, obstetra, cirurgião vascular ou hematologista. Na consulta o médico irá:

  • Perguntar sobre seu histórico familiar de trombose e discutir testes para uma condição que torna mais provável trombose (trombofilia) – estes testes devem ser feitos quando você tiver parado o tratamento e idealmente antes de qualquer futura gravidez
  • Discutir as suas opções de contracepção – você deve ser aconselhada a não tomar qualquer contracepção que contenha estrogênio, tais como a 'pílula combinada'
  • Discutir futuras gestações – você geralmente será recomendada ao tratamento de heparina durante e após a próxima gestação.

Posso amamentar?

Sim – Ambas heparina e varfarina são seguras para tomar enquanto amamentar.

O que você achou deste conteúdo?: 
0
No votes yet

Viewing all articles
Browse latest Browse all 558